Fundamentos de Dinâmica Aplicados à Meteorologia e Oceanografia

Fundamentos de Dinâmica Aplicados à Meteorologia e Oceanografia

No anos da década de 1980, cientistas de todo o mundo começaram a reconhecer a importância do fenômeno El Niño e seus impactos sobre as sociedades e economias, mormente nos países menos desenvolvidos da área tropical do globo. Para o avanço da ciência de previsão do fenômeno, foi estabelecido um programa denominado TOGA (Tropical Oceans and the Global Atmosphere), pelo Programa Mundial de Pesquisas em Previsão Climática (WCRP), que durou de 1985 até 1995. 

Os elementos básicos que captam a dinâmica de gênese e evolução do fenômeno foram incorporados em um modelo simplificado do sistema acoplado oceano-atmosfera sobre o Pacífico tropical pelos pesquisadores Mark Cane e Stephen Zebiak, do Lamont-Doherty Earth Observatory, em Palisades, NY, EEUU. Uma previsão do El Niño acertada foi elaborada por esses cientistas da Universidade de Columbia e publicada na revista Nature em 1986. Naquela época, já se sabia que um El Niño de intensidade media a forte aumenta em muito a probabilidade de secas fortes no Nordeste do Brasil. Uma seca ocorreu de fato em 1987 e aquela previsão não foi sequer considerada pelos responsáveis por planejamento e mitigação dos efeitos da seca. 

 

Compre On-line em nosso site:

www.holoseditora.com.br
Informações: holos@holoseditora.com.br
Impressão: orcamento@holoseditora.com.br

Imprima seu Livro conosco, pequenas e grandes tiragens.

#editoraholos #holos #Editora #Leitura #Livros #conhecimento #biologia #exatas #humanas #exemplares #pequenastiragens 

siga a Holos Editora em nossas redes sociais

Acompanhe as novidades e promoções

Tem vontade de imprimir seu livro?

Mais informações

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso e ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Permito o uso de cookies para: