A construção do eu na Modernidade - Da Renascença ao século XIX
Esgotado!
R$ 88,00
1x de R$ 88,00
3x de R$ 31,11
12x de R$ 8,84
Pague R$ 83,60 via Depósito
Autor: Dalmo de Souza Amorim
Páginas: 190
Formato: 15 x 21
Ano: 2015
ISBN: 9788586699825
Sumário.
1. À GUISA DE INTRODUÇÃO .................... 14
2. FATIAMENTO E INTERPENETRABILIDADE DAS TEORIAS .................... 17
3. UNIVERSIDADE OU TERCEIRO GRAU? ................... 24
3.1. Estrutura e função tardias entre nós .................... 25
3.2. Matrizes ideológicas das últimas décadas .................... 28
3.3. Que universidade se quer ou qual é a possível? .................... 31
3.4. A multiversidade como fenômeno social: pressupostos para a qualidade – ela é possível? .... 33
3.5. Relação universidade e comunidade: um modelo teórico .................... 36
3.6. Regime de trabalho docente .................... 48
3.7. Revisitando o modelo teórico de universidade. O arcaísmo na modernidade .................... 54
4. USP: AS SUAS DUAS ESCOLAS MÉDICAS .................... 63
5. ELEMENTOS TEÓRICOS DE CONFLITOS:
UM MODELO CONCEITUAL .................... 68
6. A LIVRE-DOCÊNCIA .................... 76
7. PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU – CURSO OU ÁREA? .................... 79
7.1. Modelo de pós-graduação: a norte-americana .................... 79
7.2. A pós-graduação adotada no Brasil .................... 81
7.3. Modelo: uma interpretação de uma realidade .................... 83
7.4. Normas adotadas na Universidade de São Paulo .................... 85
7.5. Pós-Graduação stricto sensu: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto................. 88
8. TRAÇOS DO CARÁTER BRASILEIRO. CONSERVADORISMO .................... 94
9. A CULTURA E A CONTRACULTURA DA ESPECIALIZAÇÃO .................... 97
10. CONHECIMENTO ÚTIL .................... 101
11. EDUCAÇÃO EM CIÊNCIA: PRIORIDADE NACIONAL?
O MODELO DAS COMPETIÇÕES PROFISSIONAIS .................... 103
12. PROFISSIONALISMO. EMPREENDEDORISMO .................... 106
13. CLASSES SOCIAIS .................... 109
13.1. Consciência de classe social .................... 109
13.2. Classificação .................... 111
13.3. As classes médias brasileiras .................... 112
13.4. Elites .................... 115
13.5. Classes Sociais e Educação .................... 117
14. O FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO: O CASO USP .................... 119
15. POLÍTICA NACIONAL E DIRETRIZES: EDUCAÇÃO .................... 122
16. MODELO DE UNIVERSIDADE-COMUNIDADE NA SAÚDE:
RELAÇÃO MULTIPROFISSIONAL E INTERDISCIPLINAR .................... 125
16.1. Mais Médicos .................... 127
16.2. Modelo de universidade – comunidade na saúde:
relação multiprofissional e interdisciplinar .................... 128
17. DEMOCRACIA E EDUCAÇÃO .................... 129
18. TEORIA DO CONHECIMENTO. PRAGMATISMO .................... 131
19. A INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR .................... 137
20. À GUISA DE CONCLUSÃO .................... 144
OBRAS CONSULTADAS .................... 151
NOTAS EXPLICATIVAS .................... 156
Informação | Dados |
---|---|
Fabricante | Holos Editora |
Produto | Novo |
Acompanhe as novidades e promoções
Copyright © 2010 - 2024 - Holos Editora