Laboratório de Ensino de Ciências - 20 anos de história

Veja a Descrição

R$ 47,00

CEP



1x de R$ 47,00
3x de R$ 16,61
12x de R$ 4,72

Pague R$ 44,65 via Depósito

Eu Quero!


Informações do Produto:

Autora: Marisa Ramos Barbieri
Páginas: 61
Formato: 14 x 21
Ano: 2002
ISBN 8586699357

Quanto conhecimento científico temos conseguido transmitir, do total atualmente disponível, às novas gerações? Temos ensinado conhecimento científico por mero depósito ou temos conseguido transmitir compreensão de processos e conceitos? Temos conseguido formar professores que transmitam conhecimento científico –professores de Ciências no Ensino Fundamental, professores das área de ciências no Ensino Médio e, mesmo, professores universitários? O aumento na quantidade de informação científica aparentemente não tem implicado o aumento em nosso ensino de Ciência. Conhecimento por acúmulo ou ensino de “pacotes de conteúdos” parece ser a prática corrente. Esse não é um problema próprio do Brasil, mas da sociedade moderna. 

Nesse contexto, o Laboratório de Ensino de Ciências –da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto– tem uma trajetória incomum. Desligado da preocupação de meramente transmitir informação, buscou desenvolver um método de ensino de Ciências. Nesse período, conseguiu formalizar alguns conceitos notáveis, que têm sido desenvolvidos paralelamente várias partes do mundo. Entre eles, que o melhor professor é aquele que pesquisa seu próprio ensino. Como é possível melhorar o ensino se o próprio ensino não é avaliado? E como é possível avaliá-lo se não há registro de sua história? Registrar a história do próprio ensino certamente cria uma demanda adicional para o professor. É necessário também que o professor compreenda o próprio processo científico, que busque suporte nas fontes de produção do conhecimento científico (a Universidade) e estude os sucessos e fracassos de seu próprio trabalho. Mas com essas ferramentas em mãos, ele constrói gradativamente um sistema de comunicação com os alunos e começa a fazer dos alunos verdadeiros pesquisadores do mundo que eles querem compreender. Os resultados do LEC nesses 20 anos de projetos atestam a eficiência dessa hipótese pedagógica.


Conteúdo:

Sumário

Introdução
O que articula?
Um pouco de história
1968 a 1980: Prática de Ensino de Biologia
LEC físico
Diagnóstico da Rede de Ensino em Ribeirão Preto
Outros projetos e parcerias
A construção do Extraclasse
Do método aos projetos
Bases teóricas
Evidências e pressupostos
Folha Avulsa
Ensino de Ciências
Os projetos
Inovação: dificuldades e resistências
Recursos incorporados
Ambiente construído
Espaço científico da criança
A aula, trabalho de campo do professor que pesquisa
Mais um pouco de história
Atividades
Professor-pesquisador
Do LEC para a Casa da Ciência
Parceiros de sempre

Informações Adicionais:

Informação Dados
Fabricante Holos Editora
Produto Novo

Últimos Produtos Visitados

PSICOEDUCAÇÃO. Teoria e Prática para a Intervenção junto a Crianças e Adolescentes em Situação de Risco Psicossocial

R$ 67,00

Moscas das Frutas de importância econômica no Brasil

R$ 85,00

Uma Flora Ilustrada. Guia para as plantas do Museu do Café

R$ 50,00

siga a Holos Editora em nossas redes sociais

Acompanhe as novidades e promoções