A construção do eu na Modernidade - Da Renascença ao século XIX
Esgotado!
R$ 105,00
1x de R$ 105,00
3x de R$ 37,11
12x de R$ 10,54
Pague R$ 99,75 via Depósito
Autor: Dalmo de Souza Amorim
Páginas: 219
Formato: 15 x 21
Encadernação: Brochura
Ano: 2009
Idioma: Português
ISBN: 9788586699658
A humanidade não reinventa a roda a cada geração. A construção de modelos para a prática da educação é feita a partir de todo o desenvolvimento conceitual e prático das gerações anteriores. No entanto, a capacidade das novas gerações de tirarem proveito do conhecimento construído pelas gerações que lhes antecederam depende de sua capacidade de recuperar as reflexões realizadas. Em uma sociedade niilista, fortemente pressionada pelo consumo e marcada pela irreflexão, entretanto, tem sido prática não olhar para trás. Além do mais, a reflexão crítica de modo geral se estabelece como obstáculo a interesses mercantilistas. Hoje, corre-se gravemente o risco de perder-se o elo com o que foi produzido de melhor por grandes pensadores da educação.
Neste livro, Modelos Educacionais. Tradição, Poder e Tribalismo, o Prof. Dalmo de Souza Amorim revisita o pensamento educacional de dezesseis autores que viveram a partir do final do século XIX — entre eles, John Dewey, Anísio Teixeiro, Abraham Flexner, Alan Bloom, Helio Lourenço de Oliveira, Erick Hobsbawn e Tony Becher. Vários desses pensadores mais recentes estão interligados em sucessão — Anísio Teixeira foi fortemente influenciado por John Dewey, e Anísio Teixeira foi uma influência decisiva, por exemplo, em Darcy Ribeiro. Das notas de suas leituras das obras originais desses pensadores, o Prof. Dalmo Amorim busca a construção de um novo modelo, ao menos para o nível universitário, que carregue consigo os avanços desses cerca de cem anos de ensino superior. A construção de um modelo realmente progressista para a educação superior no Brasil, em que a qualidade da formação esteja acima dos interesses restritos, passa pela retomada da crítica que todos esses pensadores fizeram aos modelos — isto é, conceitos, práticas e estruturas — prévios de educação.
(Texto da última capa de “Modelos educacionais: tradição, poder, tribalismo”, de Dalmo de Souza Amorim. — Ribeirão Preto : Holos, Editora, 2009)
SUMÁRIO
In Memorian
Agradecimentos
Prefácio
Prólogo
Primeira Parte
Democracia e Educação
John Dewey
Anísio Teixeira
Newton Sucupira
Darcy Ribeiro
Florestan Fernandes
Segunda Parte
Universidade e Multiversidade
Abraham Flexner
Clark Kerr
Conrad Russell
Allan Bloom
Terceira Parte
Educação e Ciência médicas
Lewellys Frankllin Barker
Hélio Lourenço de Oliveira
Maurício Rocha e Silva
Quarta Parte
Tradição, Poder e Tribalismo
Eric Hobsbawn
Bertrand Russell
Ralf Dahrendorf
Tony Becher
Informação | Dados |
---|---|
Fabricante | Holos Editora |
Produto | Novo |
Acompanhe as novidades e promoções
Copyright © 2010 - 2024 - Holos Editora