A construção do eu na Modernidade - Da Renascença ao século XIX
Esgotado!
R$ 104,00
1x de R$ 104,00
3x de R$ 36,76
12x de R$ 10,44
Pague R$ 98,80 via Depósito
- - Holos Editora - -
Cordenadores:Dalmo de Souza Amorim & José Carlos Manço
Páginas: 214
Formato: 15 x 21
Encadernação: Brochura
Ano: 2009
Idioma: Português
ISBN: 9788586699696
Editora: Holos Editora
Há o mundo e o conhecimento do mundo. Certamente seria falso dizer que a produção do conhecimento do mundo está restrita ao ambiente “intramuros” da Universidade. Há produção de conhecimento, inclusive acadêmico ou científico, em grande número de instituições e espaços externos à Universidade. Mas dificilmente alguém colocaria em dúvida que o mundo, em si, é a sede ou fonte sobre o qual o estudo do conhecimento se debruça. A redução do conhecimento a um enfoque auto-centrado na Universidade, assim, é um equívoco sério. Essa redução é mais grave quando se fala em interdisciplinaridade, em que há inúmeras dimensões de conhecimento a serem integradas. É inegável o aporte que os ambientes de pesquisa —Universidades e institutos isolados— podem ter para a geração de um conhecimento que seja conceitualmente sofisticado, interdisciplinar, e socialmente relevante e essas instituições da sociedade organizada são obviamente parte importante da equação da construção do conhecimento. Mas o ambiente extra-universitário, de grande complexidade, tem inúmeras contribuições a fazer.
Este livro, Modelos Interdisciplinares Intra e Extramuros da Universidade, organizado por Dalmo de Souza Amorim e José Carlos Manço —ambos com toda sua carreira dedicada à Universidade, incluindo importantes experiências de formação interdisciplinar—, percorre ao menos parte dessa trajetória complexa, de integrar ambientes e contextos diferentes, dentro e fora da Universidade, em que se praticaum conhecimento integrado. O livro contém discussões que envolvem desde a concepção de universidades inteiras em uma perspectiva interdisciplinar até a organização de unidades de saúde que assim funcionem, desde a discussão de aspectos conceituais e filosóficos ligados à integração de disciplinas, até a construção de disciplinas e cursos cujos conteúdos estejam assim efetivamente entrelaçados.
A transposição da ponte que atravessa o fosso separando o discurso vazio e uma prática interdisciplinar real revela experiências extremamente motivadoras e que recompensam do esforço.
Sumário
Apresentação .................................................................................................................. 7
Dalmo de Souza Amorim e José Carlos Manço
1. O professor interdisciplinar ..................................................................................... 9
Dalton de Souza Amorim
2. Apontamentos filosóficos sobre a questão da interdisciplinaridade ............. 21
Reinaldo Furlan
3. A Universidade em tempo de choque cultural .................................................... 35
Luiz Bevilacqua
4. Desafios da interdisciplinaridade na formação jurídica ................................... 49
Luciana de Carvalho Nader e Benedictus Philadelpho de Siqueira
5. Interdisciplinaridade na formação de gestores .................................................. 61
Moema Miranda de Siqueira
6. Eixos temáticos como estratégia de interdisciplinaridade em curso de
enfermagem ................................................................................................................... 77
Maria Lúcia Borges Gattás
7. Uma estratégia de interdisciplinaridade em um novo curso médico ............ 103
Dalmo de Souza Amorim e José Carlos Manço
8. Polo de educação permanente triângulo do sul: relato de experiência ........ 133
Neiry Primo Alessi
9. A interdisciplinaridade do campo .......................................................................... 183
Ana Dirce De Granville Manço e José Carlos Manço
Informação | Dados |
---|---|
Fabricante | Holos Editora |
Produto | Novo |
Acompanhe as novidades e promoções
Copyright © 2010 - 2024 - Holos Editora